4 Dicas Para Se Motivar A Emagrecer E Manter O Foco

Se fizermos as escolhas certas e mudarmos alguns hábitos, o emagrecimento ocorre de maneira natural.




“Já experimentou acreditar em você?
Tente…
Você não faz ideia do que é capaz.”

(Autor Desconhecido)




Apesar de ser um processo difícil e lento, perder peso é uma tarefa que depende praticamente só de nós mesmos - salvo em caso de problemas de saúde, situação que poderá ser observada por um nutricionista ou endocrinologista.

Se fizermos as escolhas certas e mudarmos alguns hábitos, o emagrecimento ocorre de maneira natural.


“A Motivação faz você começar. O Hábito faz você continuar.”


No entanto, há um fator que impede muita gente de conquistar o objetivo: auto sabotagem - armadilhas criadas por nós mesmos. Sabe quando você está indo bem no regime, até perdeu alguns quilos e está se sentindo ótimo(a) e, de repente, relaxa completamente e volta aos antigos hábitos, como fazia antes?



Ou então quando você sabe que precisa se exercitar mas, quando vai chegando a hora de ir à academia, você começa a inventar desculpas para faltar? Esses são exemplos de como você sabota seu próprio projeto.

Portanto, a primeira coisa a se fazer para perder peso é manter a calma e ter paciência. Isto ajudará a não tomar decisões precipitadas que podem acabar prejudicando a sua saúde, além de evitar frustrações e o terrível efeito sanfona.

Uma das maneiras de se combater essa auto sabotagem, é fortalecer a sua motivação. Quanto mais tranquilo e prazeroso for o processo de perda de peso para você, menos chance você terá de jogar tudo pelos ares.

Para ajudar neste processo, veja abaixo essas dicas:


1. Defina e analise claramente os seus objetivos




Você precisa saber exatamente quais são os seus objetivos. Precisa identificar os "porquês", ou seja, os motivos que te levam a querer perder peso.

Faça-se essas seguintes perguntas:


Por que eu quero emagrecer?
Eu quero emagrecer para ficar com o corpo mais bonito?
Eu quero emagrecer para viver com mais qualidade, com mais saúde?
Eu quero emagrecer porque as pessoas dizem que eu preciso emagrecer?
Eu realmente preciso emagrecer?
Eu estou disposto a fazer o que é necessário para emagrecer?
Como eu quero emagrecer?


“Siga os seus sonhos, não os dos outros”.


Essas perguntas podem te ajudar a tornar mais clara a situação, o que permite tomar decisões mais conscientes. 

Além disso, é importante definir exatamente qual é a sua meta e até onde você quer chegar. Defina em números quantos kg ou quantos centímetros de barriga, por exemplo, você quer perder.

Saber quais são os seus reais objetivos reais torna muito mais fácil adquirir a motivação necessária para alcançá-los.



2. Divida sua meta em etapas pequenas




Supondo que, após fazer uma avaliação, você conclua que precisa emagrecer 20 kg para atingir um peso saudável, por exemplo.

No entanto, se você mantiver este número como meta, pode parecer algo inalcançável! Tem grandes chances de você desistir antes mesmo de começar a tentar emagrecer, já que o objetivo parece distante e impossível de atingir.

Quebre este valor em metas menores alcançáveis e em prazos definidos: Por exemplo 8kg no primeiro mês,  5kg no segundo mês, 4kg no terceiro mês e 3kg no quarto mês. 

Desta forma você fica com metas pequenas e mais fáceis de alcançar, e a cada etapa que você conseguir superar a sua motivação aumenta cada vez mais.


3. Evite se pesar todos os dias




Eu sei, a tentação é muito grande.

Quando começamos uma nova dieta a vontade é de ficar toda hora indo até a balança e se pesar, várias vezes por dia, pra ver quanto já perdemos.

Acontece que o nosso peso corporal flutua dia a dia e até mesmo durante o dia, principalmente porque nosso corpo oscila com a retenção de líquidos, a liberação de líquidos, etc. E desta forma a balança não irá dizer na realidade se você está de fato perdendo ou ganhando gordura, perdendo ou ganhando músculos.



Procure se pesar no máximo uma vez por semana, para ter uma ideia mais precisa de qual direção você está seguindo, se no total acumulado de uma semana você está aumentando ou diminuindo de peso.


Se possível, dê preferência a se pesar sempre no mesmo dia da semana, e no mesmo horário. Por exemplo, toda sexta-feira antes do café da manhã e antes de beber qualquer coisa, assim que sair da cama.

A sexta-feira de manhã é um bom dia para se pesar e anotar suas medidas, porque é antes de um final de semana e vem depois de uma sequência de dias consecutivos de "bons hábitos", então sugiro que você faça as medições neste dia. 

Para mim, a segunda-feira é o pior dia para se fazer este acompanhamento, já que nos finais de semana sempre acabam acontecendo pequenos deslizes e extravagâncias na rotina.


4. Evite propostas "milagrosas"




Como você está lidando com a sua saúde, precisa tomar cuidado de não se render a propostas milagrosas de emagrecimento.

Portanto, de forma alguma caia o conto das "dietas da moda" e também evite aquelas "receitas incríveis" que todo mundo diz que funciona, mas que ninguém realmente sabe se proporciona um emagrecimento saudável ou não.

Veja nesse outro post 5 Sinais Sérios De Que Sua Dieta Está Errada.

Consulte uma nutricionista para fazer uma avaliação e prescrever um cardápio adaptado às necessidades do seu organismo.

Da mesma forma, também precisamos seguir um programa de exercícios físicos adequado e compatível com nossas características e nossos objetivos, portanto também é importante procurar um profissional de educação física.

Ao seguir uma dieta, opte por aquelas que não são muito radicais e que não venham a causar outros problemas para sua saúde e nem sejam muito restritivas como por exemplo as dietas low carb.

Conclusão


Se você precisa perder peso rápido e emagrecer urgente, deve levar em consideração que emagrecer de verdade, com saúde e de modo definitivo é um processo e não algo que pode ser feito de maneira instantânea.

Além disso, o emagrecimento é um processo que mexe bastante com o seu organismo e ele precisa de tempo para assimilar todas as mudanças, portanto, é melhor ter paciência e evitar radicalismos.

É possível (e até fácil) se perder 10 kg ou 15 kg em um mês, mas desde que se siga um método eficaz e com acompanhamento de profissionais da saúde. Foque na reeducação alimentar e mudanças de estilo de vida! Isso sim leva a resultados que duram para sempre.

Um método eficiente que eu recomendo e é ideal para todo mundo quer perder peso com saúde e depois manter é o Emagrecer de Vez, que permite emagrecer mesmo sem precisar passar fome nem se exercitar, clique aqui para conhecer.

O início do processo de emagrecimento pode até ser trabalhoso, contudo, à medida que você for se aproximando dos seus objetivos, tudo ficará mais fácil  e você perceberá que todo o esforço valeu a pena.

Persista, mantenha o foco e não desista!