Porque Sentimos Dor De Cabeça Quando Estamos Fazendo Dieta?

Muita gente sente dor de cabeça quando começa a fazer alguma dieta. Mas você sabe por que?


Primeiro de tudo você precisa avaliar se a dor realmente começou junto com a dieta ou se é algo que já acontecia antes, neste caso o melhor a fazer é procurar um acompanhamento médico para descobrir as causas reais dessa dor.


Se a dor realmente está ligada ao início de uma dieta, normalmente ela acontece por duas razões: Pelas alterações que o organismo sofre (sim, parece incrível mas nós temos crises de abstinência quando eliminamos alguns tipos de alimentos) ou então pelo próprio estresse que o começo de uma dieta pode causar.



Entenda melhor alguns destes fatores:


Estresse
:
Estresse

 Quando estamos sob pressão, nosso corpo libera uma quantidade extra de hormônios (adrenalina ou cortisol).
Estes hormônios dificultam o fluxo de sangue até o cérebro, aí a cabeça dói. Portanto, se você quer emagrecer, o melhor é ter paciência e relaxar durante o processo todo, sem estresse.




Fome:

Fome

Sim, fome também dá dor de cabeça. A dica é não ficar muito tempo em jejum, e procurar dietas que não façam você sentir muita fome. Aquela história de comer pequenas quantidades mais vezes durante o dia também ajuda a aliviar a fome.





Sede:

Sede

Hidratação é ideal em qualquer dieta, mas é comum acontecer que quando comemos menos às vezes também esquecemos de beber água. Estudos indicam que a desidratação afeta o fluxo de sangue nas veias, daí a dor.





Café:

Café

É um dos alimentos que causam "dependência". Muitas dietas exigem que você troque o seu cafezinho por chás.

Bem, dependendo do seu grau de consumo de cafeína ANTES de começar a dieta, se cortar de uma vez o café pode causar dor de cabeça. O melhor é ir diminuindo a quantidade que você toma aos poucos. Tomar café preto puro também pode ajudar a diminuir essa dependência por café.




Açúcar:

Açúcar

Assim como o café, o açúcar também causa dependência e sofremos de abstinência com a sua ausência total. Seu corpo vai sentir falta de quando você tomava refrigerante, comia chocolate ao leite...





Adoçantes:

Adoçantes

Ao abandonar o açúcar, muita gente aposta no aspartame, mas não sabe que ele também pode causar reações. Nestes casos, prefira outras substâncias mais naturais.